segunda-feira, 4 de junho de 2012

Why Is Walking in the Woods So Good for You?

If you’ve ever gone for a walk in the woods, then you know the wonder of the feeling you get from it. But did you know that besides giving you a good feeling, walking in the woods is actually good for you? The Japanese call it shinrin-yoku. Translated, it literally means “forest bathing.” And now scientists have found physiological and psychological benefits from forest bathing.

They give a number of factors that contribute to the good health benefits of that walk in the woods (or park), including cleaner air, the relative quietness as compared to city life, and just the chance to separate yourself from the crowds. But researchers at Japan’s Nippon Medical School are offering another theory as to why the walk works: and it has to do with the essential oils that trees naturally emit into the air.


Sources:


6 Ways to Burn Your Belly Fat

If you’re looking to make your belly smaller, there’s a better way to do it than rolling on the floor trying to do crunches. Instead, try using strategies that burn up cortisol, a hormone in your body that depletes lean muscle and holds on to fat in the abdominal region. One of the most important ways to help this process is to reduce stress in your life, because stress causes cortisol levels to spike. Other ways include: getting enough sleep; doing short bursts of exercise; reducing or eliminating refined sugars from your diet; supplementing with vitamin C; slowing down your breathing; and, believe it or not, eating fats―the good kinds such as the Omega 3’s found in salmon, avocados and walnuts.

O que é o Kéfir?

Este probiótico tem origem nas montanhas do Cáucaso, onde foi descoberto e é feito há séculos.
Kefir é um probiótico produzido através da fermentação do leite. Possui um aspecto semelhante ao Iogurte, mas o seu valor nutricional e terapêutico é muito superior.
Tanto o Iogurte como o kefir são produtos fermentados, feitos a partir do leite. Existem grupos de bactérias que não existem no Iogurte, como a Lactobacillus caucasus, Leuconostoc, e espécies de Acetobacter e Streptococcus. O kefir contém também leveduras benéficas como as Saccharomyces kefir e Torula kefir, que dominam, controlam e eliminam as leveduras patogénicas (prejudiciais) presentes no organismo.
O kefir pode ser feito a partir de qualquer tipo de leite (vaca, cabra ou ovelha, soja, coco ou arroz). Tem aparência de uma massa branca e gelatinosa, composta por proteínas, Lípidos e mucopolissacarídeo solúvel (kefiran).
A bebida pode ser preparada em casa, adicionando os grãos de kefir no leite e armazenar adequadamente. O líquido fermenta em aproximadamente 24 horas, a uma temperatura de 18-30ºC. Depois deste período, o leite deve ser coado e os grãos do kefir são adicionados a outro leite, fazendo assim de forma cíclica, por tempo indeterminado.
Tem consistência cremosa, com sabor agridoce e refrescante, e pode conter de 0.08 a 2% de álcool na sua composição.
Todos esses microrganismos utilizados na produção de leites fermentados possuem efeitos desejáveis ao organismo e, portanto, são considerados microorganismos seguros (CRAS) (JAY,1996). Possuem a característica de resistir ao suco gástrico, sais biliares e de se adequar à possível presença de antibióticos. Desta forma chegam vivos ao intestino em quantidades suficientes para promover efeitos benéficos e auxiliares na redução de riscos de algumas doenças.
Os benefícios do consumo de kefir são inúmeros, mas os principais são:
- incrementa o valor biológico das proteínas do leite
- As proteínas do kefir são parcialmente digeridas e, assim, mais facilmente utilizadas pelo organismo. O triptofano, um dos aminoácidos essenciais abundantes no kefir, é conhecido pelo seu efeito relaxante do sistema nervoso.
- sintetiza ácido láctico, o que diminui a intolerância a lactose e favorece a digestibilidade do leite mesmo para pessoas que sejam sensíveis ao leite de vaca
- sintetiza vitaminas do complexo B
- aumenta a resistência à infecções
- activa sistema imunológico – e já foi usado, com sucesso, para ajudar pessoas que sofrem de sida, síndroma de fadiga crónica, cancro e herpes.
- efeito tranquilizador do sistema nervoso beneficia muitas pessoas que sofrem de depressão, distúrbios do sono, entre outras.
- restabelece e equilibra a flora intestinal – elimina dos intestinos as bactérias e leveduras prejudiciais, e aumenta a população bacteriana benéfica e protectora.
- regulador da flora intestinal, podendo ser usado tanto em casos de obstipação quanto diarreia, reduz a flatulência e melhora de uma forma geral todo o sistema digestivo.
O efeito de “limpeza” que exerce em todo o corpo, ajuda a estabelecer o equilíbrio do ecossistema interno, permitindo uma óptima saúde e aumento da longevidade.
- diminui o risco de cancro , principalmente de cólon
- diminui a fracção do LDL colesterol
Estudos realizados em ratos no Japão revelam acção anti- carcinogénica do kefir; o kefir foi administrado via oral e os resultados indicam diminuição do tamanho do tumor, induzindo a uma resposta auto imune nos ratos.
INSTRUÇÕES PARA PREPARAR O “KEFIR”
1 – Deitar ¾ de leite (não fervido) num frasco de boca larga de l litro com tampa hermética (1/4 do espaço é reservado para o ar);
2 – Colocar 150 grs. do cogumelo de ‘”KEFIR” no seu interior a flutuar no leite. O cogumelo não pode ir ao frigorifico porque morre;
3 – Deixá-lo em repouso 24 horas e coar em seguida por um coador o leite “KEFIRADO”. Está pronto para ser utilizado. O creme pode ir para o frigorifico, por 1 ou 2 dias;
4 – Voltar a colocar o cogumelo do “KEFIR” no mesmo frasco depois de lavado e deitar, . novamente, a mesma quantidade de leite. Nunca deixar o cogumelo mais de 48 horas no mesmo leite. Fazer isto todos os dias;
5 – No Verão, deve lavar o cogumelo uma vez por semana com água tépida (morna), no Inverno pode fazê-lo de 15 em 15 dias, nunca use água fria;
6 – No Verão deve colocar o frasco em lugar fresco e no Inverno deve resguardá-lo do frio.
O “KEFIR” deve conservar-se sempre no leite fresco (não fervido) e à temperatura ambiente.
O leite frio mata o cogumelo.
O COGUMELO NÃO PODE IR PARA O FRIGORÍFICO.
O creme, esse sim, pode ir por um ou dois dias.
Pode-se usar sem açúcar, mas quem quiser pode juntar açúcar .
O “KEFIR” deve tomar-se de manhã e à noite diariamente.
Pode substituir uma refeição pois é muito nutritivo.
Pode fazer-se uma excelente salada juntando morangos, alperces. ananás, ou outras frutas.
Pode também, juntar-se mel, bolachas, nestum, compotas muesli, chocolate, etc..
Alguns efeitos adversos foram observados, tais como:
• Poucas pessoas têm uma reacção inicial, semelhante a reacção de Herxheimer. Estas caibras no estômago podem variar de leves para diarreia, e até o vómito – podem ser atribuídas a mudanças da microflora intestinal devido aos novos organismos introduzidos ao ingerir o Kefir. Na maioria dos casos, as pessoas melhoram depois de um curto período. Iniciar com quantidades pequenas de Kefir, por exemplo, umas colheres de sopa de Kefir diariamente, e depois aumentar para uma colher de sopa diariamente.
• Como o Kefir contém uma bactéria láctica que é ligeiramente ácida poderá enfraquecer o esmalte dos dentes, contudo deve-se ter, a seguir, os cuidados habituais com os dentes.