sábado, 21 de abril de 2012

ARTE DE NUTRIR

COMIDAS ÁCIDAS E ALCANNAS

DICAS ÁCIDAS E ALCALINAS



Os alimentos são geralmente classificados como ácidos ou alcalinos baseados no resíduo que eles deixam no corpo humano depois de terem sido metabolizados. Geralmente a maioria das dietas é acidificante o que causa o afastamento maior da saúde ou seja, o agravamento das mazelas (doença é o desvio do ácido básico).
O que é mais saudável fazer, é praticar um regime equilibrado e isso não significa que deve ser 50% ácido e 50% alcalino. Nosso sangue deve ser no mínimo 80% alcalino e 20% ácido, e o regime deve acompanhar esse fato conhecido pelos fisiologistas e bioquímicos. Mas as vezes dependendo do caso essa proporção deve mudar para 90% de alcalinos e 10% de alimentos formadores de acidez. Em certos casos a dieta pode ser totalmente alcalinizante.

De modo geral, todas as carnes de todas as espécies (suínas, bovinas, caprinas, eqüinas, assim como tudo que vive no mar, tudo que rasteja, voa, tem olhinhos, tem pai e mãe, todos os derivados da vaca (leite, iogurte, coalhada, queijos), todos os grãos, de cereais e de feijões, todas as nozes, castanhas, coco verde, amendoins, avelãs, pinhão, macadâmia, castanha de caju, todos os chás preto, mate, café, refrigerantes, álcool, cigarro, alimentos industrializados, cristalizados, em conserva, químio e radioterapia, frituras, derivados de petróleo (corantes, edulcorantes, estabilizantes, gordura hidrogenada), os remédios antibióticos. SÃO TODOS ACIDIFICANTES.

Todas as frutas frescas, secas, folhas verdes, legumes, raízes, painço, amêndoas, pistache, melaço de cana, couve-flor cru, milho verde, abobrinha sem agrotóxico, ameixa preta, banana passa, damasco, uva passa, manga seca, pêra seca, figos secos, quiabo, chuchu ralado cru (a gosma é alcalina). SÃO TODOS ALCALINIZANTES.

A dieta moderna acidifica cada vez mais, temos então pessoas mais doentes porque comem 90% do primeiro grupo (dos alimentos geradores de acidez) e apenas 10% do segundo grupo essencialmente. A dieta alcalina é oposta a dieta rica em proteínas e gorduras e outras que tem pouco carboidratos e que estão em voga.

Muitas pessoas nunca ouviram falar do equilíbrio do ácido-básico, mas os terapeutas holísticos europeus, canadenses, australianos, e os americanos consideram um regime equilibrado como uma forma de manter uma saúde ótima e prevenir doenças (dieta acidificante leva o transporte de cálcio para outros lugares).

Nosso corpo é ligeiramente alcalino porque o PH oscila entre 7,36 e 7,44. Um PH 7é considerado neutro e abaixo deste número, é considerado mais ácido. Acima de 7 o PH já vai ficando mais alcalino.

Uma dieta desequilibrada que consiste em açúcar, cafeína, proteína animal e alimentos processados, tende a acidificar o sangue e os tecidos do corpo levando por exemplo à perda da imunidade, ao câncer, a desmineralização óssea.

Os sais alcalinos são perdidos pela alimentação acidificante (sódio, potássio, cálcio, magnésio, zinco, silício, lítio) e nos colocam de frente para as doenças degenerativas e muitas ramificações da ciência carecem dessa informação.

A dieta alcalina serve para todos que querem atingir um excelente nível de saúde, para aqueles que não se sentem bem comendo mal, comendo muita gordura, comendo alimentos industrializados.

Ela também é ideal para aqueles que levam uma vida estressante e que consomem muita proteína animal e poucos alimentos do reino vegetal.

As raízes são os mais alcalinizantes (cozinhar em fogo muito baixo, antes de desligar (voltar no desligar) com pouca água (uns 3 dedos) em panela de vidro que não solta resíduos), também as frutas secas.

Na Síndrome da fadiga crônica, ir eliminando as fontes tóxicas de cobre com maturidade.

Todo tumor tem em sua composição cromo e níquel (nos talheres de prata).

O zinco é antagonista do cobre, só nas castanhas, amêndoas têm o cobre saudável (orgânico) que não é tóxico. (Sentir o cheiro é força, sinal que não está anestesiado).

Equilíbrio de PH: (potencial de hidrogênio)


O solo negro (adubo orgânico) faz-se em 10 anos – os alimentos são mais nutritivos e saborosos.


ALGUNS DOS SINTOMAS DE EXCESSO DE ACIDEZ

  • BAIXA ENERGIA, FADIGA CRÔNICA
  • EXCESSO DE PRODUÇÃO DE MUCO (CATARRO)
  • CONGESTÃO NASAL
  • RESFRIADOS FREQÜENTES, GRIPES E INFECÇÕES
  • A PESSOA ESTÁ CONSTANTEMENTE NERVOSA, ESTRESSADA (ACIDOSE), ANSIOSA, IRRITADA, AGITADA
  • UNHAS FRACAS, CABELO SECO, PELE SECA
  • FORMAÇÃO DE CISTOS, OVÁRIOS POLICÍSTICOS, CISTOS MAMÁRIOS BENIGNOS
  • DORES DE CABEÇA
  • DORES ARTICULARES – ARTRITE
  • NEURITE
  • DOR MUSCULAR
  • CÂIMBRAS
  • GASTRITE, INDIGESTÃO ÁCIDA
  • CÁLCULOS BILIARES (SISTEMA ACIDIFICADO QUE NÃO É TRATADO BIOQUIMICAMENTE (EQUILÍBRIO DO ÁCIDO BÁSICO)


ÁCIDOS E ALCALINOS


Nossa saúde depende do correto equilíbrio entre os ácidos e alcalinos de nosso corpo.

O estomago tem que ser acido para digerir a proteína. O intestino delgado tem que ser alcalino para que seu processo digestivo possa ocorrer. Da mesma forma, o sangue tem que ser 80% alcalino e 20% ácido.

Para equilibrar nosso organismo temos que equilibrar nosso regime alimentar comendo diariamente 80% de alimentos alcalinos e 20% alimentos acidificantes ou acidóticos. Isso não é simplesmente uma questão do PH do alimento, mas sim o PH das cinzas do alimento após ter sido metabolizado.

Então as laranjas, que fora do organismo têm um PH ácido, são formadoras de ALCALINIDADE porque deixam cinzas alcalinas no final de todo o metabolismo.

Geralmente o corpo mantém reservas de álcalis que podem ser utilizadas para neutralizar o excesso de acidez. No entanto, um excesso de alimentos formadores de acidez, causará uma depleção (desgaste, perda, diminuição) das reservas alcalinas citadas acima.

A falta de reservas alcalinas ou hipoalcalinidade é a causa de reumatismo, das condições de artritismo e tantas outras doenças.

O efeito de se comer 80% de alimentos formadores de alcalinidade e 20% de alimentos formadores de acidez, vai muito além de simplesmente melhorar a saúde e resistência. O excesso de acidez, ou melhor, a falta de alcalinidade nos trás uma sensação de que a vida é vivida com grande esforço.

Quando se tem muita acidez no corpo, os nervos ficam a flor da pele.

Enquanto que ao equilibrarmos o regime com 80% e 20% nos trará uma sensação de continuidade ou fluidez da vida, que se leva com maior facilidade.

A acidez produz o materialismo, enquanto que a alcalinidade gera a iluminação.

Não existe doença que não tenha a ver com o ácido básico.

A acidez está no globo ocular, no olhar, Parkinson, falta de memória.

DOR NAS JUNTAS OU ARTRITE

Dois tipos de artrite são reconhecidos clinicamente: osteoartrite e artrite reumatoide.

Na osteoartrite as juntas têm bactérias vivendo nos depósitos de toxinas ali encontrados.

Na artrite reumatoide as bactérias vêm de parasitas maiores (lombricóides que estão vivendo nessas juntas).

Essas minhoquinhas ou vermes são da família dos nematóides, que seus ovos saem da casca (eclodem) na forma de minhoquinhas microscópicas e trafegam para qualquer junta do corpo.

Temos 4 tipos de nematóides, (vermes cilíndricos) mais encontrados neste caso: áscaris trichinella, estronguiloides, ancilóstomos.

O ciclo de vida deles geralmente os direciona para o pulmão mas em algumas pessoas eles trafegam por todo o corpo incluindo cabeça, músculos e juntas.

Existem toxinas nesses tecidos que diminuem a imunidade (mercúrio, tálio, cádmio, chumbo, solventes) permitindo a residência dessas larvas e uma vez que a rota foi aberta por esses parasitas, essa mesma rota será usada por outros parasitas também.

Em pouco tempo, uma variedade de parasitas, suas bactérias e vírus, e poluentes estará se direcionando para outros órgãos.

Osteoartrite: Quando as juntas estão doloridas , basta matar as bactérias com um aparelho eletrônico que libera uma freqüência eletrônica pequena e especifica para cada uma das bactérias, trate-se com o aparelho de freqüência até que a dor desapareça.

A fonte mais comum das duas bactérias isto que mais atacam as juntas (stafilococus e streptococus) são pequenos abscessos no osso maxilar por debaixo e ao lado de extrações antigas, obturações de amalgama e canais.

As dores podem passar logo após um bom tratamento da boca solucionando todos esses focos e abscessos. Mas você pode ter uma recaída depois, com a remissão das dores isso porque os stafilococus e os streptococus são bactérias ubíquas e elas podem vir não apenas de infecções do osso maxilar mas também de dentro dos cálculos biliares, cálculos do fígado, cálculos dos rins e de dentro de outros parasitas.

Parasitas vêm da boca ou convívio com outras pessoas, bichos (cachorro). Elas se escondem em baixo das unhas, maçanetas, dinheiro, espelho de luz.

Dentro do parasita vem a bactéria e dentro dela vem o vírus; daí vem a dor nas articulações.

No banheiro, dar descarga com a tampa fechada devido aos coliformes fecais contaminarem as escovas de dente (guardá-las bem abrigadas).

Num recipiente com álcool de cereais mais ¼ de água, deixar a escova de molho.

Desinfetar as unhas com: 10% de álcool de cereais mais 90% de água – borrifar debaixo delas, depois enxaguar as mãos.

Existe um parasita na mão que atinge o centro da felicidade – causa depressão; a esponja de cozinha deve ser fervida cada 3 dias por 10 segundos na temperatura de 100º.

Nunca devemos beber leite cru, JAMAIS! Ele deve ser fervido! Bebe-lo sozinho ou com banana (alimento monotrópico). Leite em pó tem alumínio!

O leite de cabra é específico para indivíduos em crescimento!

Café faz perder cálcio pela urina e fezes.

O tratamento correto para a artrite deve ser uma completa vistoria da saúde corporal, da dieta, dos produtos químicos e do meio onde habitamos.

A primeira coisa que devemos fazer é a matança de parasitas com ervas que são próprias para isso, em seguida o tratamento freqüêncial, depois a limpeza dos rins, a limpeza do fígado e sempre melhore cada vez mais a sua forma de se alimentar.

Se qualquer toxina for negligenciada como é o caso da fibra de vidro ou o amianto, com certeza suas juntas permitirão que as bactérias voltem e não sem dor. Tenha certeza de corrigir os níveis de ácidos de seu organismo!

As juntas que sofrem de artrite têm grandes depósitos de fosfatos combinados com o cálcio que veio de outro lugar (pulso, base da espinha) esses lugares estão ficando mais fracos pela perda de cálcio e este foi retirado ou sacrificado dos ossos por causa da presença excessiva de fósforo.

É tarefa do cálcio neutralizar a ação acidificante do fósforo tão presente nos regimes alimentares. Onde tem fósforo: refrigerantes, água com gás, carnes,e grãos, reduza pela metade e coma mais vegetais e frutas.

Para repor o cálcio tome de 2 a 3 copos de leite fervido puro, sozinho sem mais nada por dia. O leite tem que ter alguma gordura porque a bile é estimulada pela gordura, porque é a bile que ajuda a absorver o cálcio.

ARTRITE REUMATÓIDE


Quando a inflamação afeta suas juntas além da própria dor, a essa manifestação chamamos de artrite reumatóide. Além disso, um exame de sangue pode revelar o fator reumatódico. Neste caso pequenos vermes cilíndricos (nematóides) invadiram suas juntas.

Esses ascaris, ancilostomas, stangriloides e trichinelas com seus ovinhos estão em todo lugar, em volta de nós, na poeira, na sujeira bem embaixo de nossas unhas e em nossas próprias defecações.

A fruta grapefruit é boa para limpar o fígado porque ele é muito ligado às bactérias e parasitas.

Ervas próprias para eliminar bolor, fungo (são parasitas): dente de leão, cavalinha, chapéu de couro, camomila, quebra pedra, cabelo de milho, uva ursi, cana do brejo. Um pouco de cada uma e ferva deixar em infusão por 1 hora.

Beber 2 vezes por dia em 2 semanas corridas. A cada 4 meses fazer 2 semanas.

Tomar 1 xícara de manhã e 1 xícara à tarde, em cada meia hora (beber vagarosamente)

O ouro danifica a supra-renal.

Ferver um maço de salsinha em 1 litro de água (tomar meio litro num dia e mais meio litro no outro dia). Aquele que guardou na geladeira para o dia seguinte, ferve-lo quando usar.

O asseio pessoal é a primeira atitude a ser tomada!

Depois de ter trocado as fraldas do bebê, depois de ter defecado, borrife com uma solução de 90% de água e 10% de álcool de cereais.

NUNCA USE UNHAS COMPRIDAS E NEM TOLERE ISSO NOS MEMBROS DE SUA FAMÍLIA; SÓ PERMITA QUE ALGUÉM MANIPULE OSA ALIMENTOS COM LUVAS CASO TENHA UNHAS COMPRIDAS.

Tenha certeza que o animal de estimação que você tem em casa é tratado com as ervas especiais para aniquilação parasitária. Um cachorro que sai na rua irá rapidamente trazer esses parasitas para sua casa. Isso pode acontecer em 24 horas!

Se eles não forem tratados com as ervas de desparasitação, desfaça-se deles!

Faça um bom tratamento da boca (obturações antigas, coroas, abscessos, infiltrações, ligas de metais). Remova todos os elementos estranhos da boca e instale BIO CERÂMICA no lugar, depois faça uma limpeza dos rins e limpezas do fígado.

Mude seu regime alimentar, reduza a quantidade de fosfato na sua dieta. Beba bastante água, tome leite fervido para reposição de cálcio. Beba sucos de frutas e chás de ervas. Evite as bebidas tóxicas (álcool, refrigerantes, etc). Evite o máximo possível alimentos industrializados, faça sempre a sua desparasitação (uma vez por semana como manutenção). Faça a limpeza dos rins de 3 a 6 semanas e depois durante 1 semana seguida a cada 4 meses.

Lembre-se que os joelhos são os lugares prediletos para a artrite reumatoide; e os joelhos dependem muito dos rins!

Livre-se dos metais, livre-se dos parasitas com ervas e livre-se dos solventes (derivados de petróleo).

O cão passa mais parasitas que os outros animais, então desparasitá-lo aos poucos:

1ª semana 1 colherinha de salsinha em cima do alimento dele
2ª semana 1 colherinha de absinto em cima do alimento dele
3ª semana 1 colherinha de noz preta em cima do alimento dele
4ª semana Usar os 3 produtos + cravo (pitada)

Observações:

MANGA E SUAS PROPRIEDADES



Essa fruta, rica em vitaminas e outros elementos importantes para o nosso organismo, tem sido difamada por conta de preconceitos e tabus. Um deles é considerá-la veneno quando misturada ao leite. Isso não passa de superstição. há também uma falsa informação de que manga é uma fruta pesada e indigesta, especialmente se ingerida no desjejum ou à noite. Mas, em vez de prejudicar, têm grande importância como auxiliares dos movimentos peristálticos intestinais
Propriedades:
As vitaminas do complexo B, presentes em boa quantidade nas suculentas mangas, fazem parte das enzimas digestivas e da absorção dos nutrientes. Sua carência no organismo torna impossível a ingestão equilibrada de carboidratos e proteínas, causando falta de apetite, fadiga, apatia e transtornos no crescimento.
A manga possui, ainda, boa quantidade de um mineral bastante útil ao equilíbrio dos líquidos no corpo: o potássio.
É verdade que ela perde para o abacate, a banana, a laranja e o mamão em potássio. Mas sua quantidade na manga é muito significativa. Nesse particular, recentes pesquisas sugerem que o potássio pode ter ação anticancerígena. Fósforo, magnésio e ferro, em menores quantidades, também estão presentes nessa fruta deliciosa. Eles entram na composição dos músculos, sangue, ossos, dentes e hormônios.
O principal valor da manga está em seu alto teor vitamínico, principalmente de vitaminas A e C, variando, no caso da C, conforme a qualidade da manga. A rosa, por exemplo, é a que possui a mais elevada quota. Da vitamina A, cuja matéria-prima é o betacaroteno, se sabe atualmente que é o melhor comabatente dos radicais livres. Os radicais livres são considerados a ferrugem do corpo, provocando envelhecimento precoce. Devido ao alto teor de vitamina A, a manga é um execelente antioxidante do organismo.
Além das vitaminas A e C, a manga possui as vitaminas B1, B2 e B5. Contém ainda fósforo, cálcio, ferro, proteínas, gorduras e hidratos de carbono. Seu uso é recomendado em casos de bronquite e escorbuto, sendo depurativa do sangue. http://educar.sc.usp.br/licenciatura/1999/manga.html

Manga pode prevenir e deter o câncer


manga propriedades
Pouco se sabe ainda sobre a manga, esse fruto consumido em larga escala no mundo todo. De acordo com o National Mango Board (dos Estados Unidos), a maior parte das mangas consumidas nos EUA são produzidas no México, Equador, Peru, Brasil, Guatemala e Haiti. Originárias do sudeste asiático e da Índia, ela é produzida em climas tropicais e foi introduzida nos Estados Unidos no final do século 19. Na tentativa de determinar seu real valor nutricional, a organização já encomendou vários estudos para diversos cientistas americanos.
Pesquisadores da Texas AgriLife Research descobriram recentemente uma importante propriedade especial da manga: ela é capaz de prevenir e deter algumas células de câncer de mama e do cólon. Eles chegaram a esse resultado após analisar as cinco variedades mais comuns nos EUA: Kent, Francine, Ataulfo, Tommy/Atkins e Haden. O estudo foi liderado pela dra. Susanne Talcott e pelo seu marido, o dr. Steve Talcott.
Com um poder antioxidante bem menor do que outros alimentos (como o açaí e a romã), muitos poderiam não dar muita importância para a manga. “Ela tem uma capacidade antioxidante por volta de quatro a cinco vezes menor do que uma uva média para vinho, e mesmo assim se mantém muito eficaz na atividade anticâncer. Se você olhar para ela do ponto de vista fisiológico e nutricional, levando tudo em consideração, ela estaria no alto do ranking de supercomidas”, diz a pesquisadora. “Seria bom incluí-la na dieta regular”, completa.
Os Talcotts testaram extratos de polifenol (substância natural das plantas associada à boa saúde) da manga in vitro em células cancerosas do cólon, da mama, dos pulmões, de leucemia e da próstata. Foi obtido algum resultado com a leucemia e os cânceres de próstata e de pulmão, mas a manga foi mais efetiva nos tipos mais comuns de câncer de mama e do cólon.
E o melhor: os doutores testaram a manga também nas células normais do cólon, e estas não foram detidas pelo polifenol. Significa que esse importante alimento pode ser usado sem medo de que as células boas sejam danificadas. “Essa é uma observação geral para qualquer agente natural: eles visam apenas as células cancerígenas, não mexendo com as saudáveis, ou pelo menos as deixando em concentrações razoáveis”, explicou a dra. Talcott.
Os cientistas avaliaram os polifenóis e, mais especificamente, os gallotannins, como sendo a classe de compostos bioativos responsáveis por prevenir ou deter células cancerosas. Tannins são polifenóis que são frequentemente amargos ou secos, e encontrados em sementes de uva, no vinho e no chá.
O estudo constatou que o ciclo celular foi interrompido. Isso é fundamental, diz Suzanne Talcott, pois indica um possível mecanismo de como as células cancerosas são prevenidas ou impedidas.
O próximo passo seria testar a descoberta em humanos, e não mais somente in vitro. Os Talcotts esperam fazer uma pequena prova clínica com indivíduos que aumentaram a inflamação em seus intestinos, apresentando um risco de câncer maior. Segundo a doutora, se houver alguma eficácia comprovada, então seria feito um teste maior para identificar qualquer relevância clínica. [Science Daily]

http://hypescience.com/26343-manga-propriedades-saude/




Benefícios e propriedades das mangas
Entre as principais vitaminas que podemos encontrar nas mangas, destaca por exemplo a presença tanto de vitamina C como de vitaminas do grupo B, importantes para o sistema nervoso e para o correto funcionamento do metabolismo.
Além disso, também é muito rico em selênio, magnésio e ferro, e alto conteúdo em potássio o transforma em uma fruta com um importante efeito diurético, ajudando contra a retenção de líquidos.
Podem ser ideais não só para tratar casos de prisão de ventre, mas para prevenir a debilidade muscular e a aparição da anemia. Além disso, existe a crença que comer manga ajuda a prevenir a queda do cabelo.manga-beneficios
Tem uma enzima muito similar à qual podemos encontrar no mamão papaia, por isso também pode ser muito bom para ajudar nas digestões pesadas.